Várzea [Arouca, Aveiro]


Várzea, freguesia do concelho de Arouca e distrito de Aveiro, fica localizada num fértil vale junto à veiga do [rio] Arda, sendo que o seu orago é o Divino Salvador [1].
O povoamento do seu território remonta, pelo menos, à época pré-romana, o que se comprova pelos castros aí existentes. Um dos mais importantes é o [chamado] casal da Malafaia [2], descoberto em 1987, casal agrícola cuja ocupação se situa entre os finais do império romano até ao período visigótico ou [mesmo] até ao período de dominação árabe.
Um dos documentos mais antigos relativos à freguesia mostra que nela possuía bens à família de João Gosendes [3], uma vez que, um seu irmão de nome Nuno Gosendes, vendeu, em 1101, a D. Toga de Viegas os bens herdados de sua mãe [D. Aragunta Mendes] que aí possuía.
Segundo o Censual do cabido lamacense, datado da primeira metade do século XVI, a igreja era da apresentação do mosteiro de Arouca e, no final do século XVIII, D. Joaquim de Azevedo dizia que ela se chamava [também] Salvador do Brugo e era comenda da Ordem de Cristo.


[1] Existem provas documentais de documentam a sua existência já no século X.
[2] Cf. os topónimos Moradal ou Muradal que corresponderão a um derivado de muro que outra coisa não deve significar senão defesa castreja.
[3] Ao que julgo saber tratava-se de um rico-homem especialmente detentor de bens [herdados] no concelho de São Pedro do Sul.

Sem comentários:

Enviar um comentário