São Tomás de Cantuária e São Gregório Nazianzeno


29 dezembro – dia de São Tomás de Cantuária, patrono da Charola templária
Tomás Becket nascido em Londres em 1118 (no mesmo ano de Gualdim) foi nomeado arcebispo de Cantuária em 62... no mesmo ano em que Gualdim com seus freires, dá o 1.º foral aos moradores em Tomar.
Algum tempo depois, pelas artes do diabo - segundo a Legenda - surgiu grande debate, variância, e conflitos, entre o rei e S. Tomás. A discórdia era sobre os direitos e privilégios da Igreja, que Henrique acha cerceadores de seu poder...
Becket protesta contra esta lei e então começou a campanha de perseguição contra Tomás ...
Parte secretamente na noite mística de 13 de Outubro, (1164) e exila-se em França.
As negociações entre Henrique, o papa e o arcebispo arrastam-se durante quatro anos...
Em 1 de Dezembro de 1170, Becket desembarca em Inglaterra tendo na sua posse, cartas obtidas do Papa para suspensão do arcebispo de York, e os outros prelados que o tinham assistido na coroação de Henrique o jovem herdeiro do rei, sem a autorização do papa...
Então, furioso, em um momento de raiva, Henrique terá pronunciado estas palavras fatais: "Não haverá ninguém capaz de livrar-me deste turbulento padre?"
E imediatamente 4 cavaleiros inimigos de Deus, se puseram a caminho para cumprir esse desígnio.
Numa tarde invernosa, à hora de Vésperas, pelas cinco da tarde do dia 29 de Dezembro, um crime abalou a Europa: 4 cavaleiros do rei Henrique de Inglaterra assassinaram o arcebispo de Cantuária, a golpes de espada, em sua própria catedral!... no dia seguinte ao aniversário festivo dos santos Inocentes.
Apenas 3 anos depois da morte, o Arcebispo foi canonizado pelo Papa... Cantuária tornou-se um lugar de peregrinação dos mais visitados a Ocidente, como relata Chaucer nos Contos de Canterbury:
Surge nas gentes o desejo de peregrinação/ e os romeus buscam lugares de remotos santos/ de mui antiqua veneração/ e vêm expressamente ... de todos os recantos!
S. Tomás torna-se o patrono dos sargentos do Templo, sendo-lhe dedicada por sua irmã uma capela na igreja Rotunda de Londres, junto à porta do hall ... Em 1185, segundo uma tradição, também o mestre templário Gualdim Pais, se deslocou a Inglaterra, aquando da consagração da nova igreja redonda do templo em Londres, e trouxe para Tomar relíquias (dois ossos da cabeça) de S. Tomás de Cantuária, pelo qual tinha grande admiração, para enriquecimento de sua igreja. Provavelmente foi feito na época um relicário com formato de cabeça para guardar aqueles ossos (como era costume medievo, os relicários tomarem a forma da parte do corpo, a que pertenciam os ossos do santo)... A cabeça provocava medo nos iniciados, pois era usada nas admissões da Ordem, como relíquias a venerar...
Mas depois com a perseguição às cabeças, no tempo do tenebroso Filipe o Belo, esta desapareceu...
O nosso Infante D. Henrique se refere a seu culto em Tomar, numa petição ao papa Eugénio IV de 1434. E um de seus criados navegadores porá mesmo o nome de S. Tomás a uma das ilhas descobertas no arquipélago dos Açores...


2 de janeiro - dia de São Gregório Nazianzeno
S. Gregório - um dos 4 doutores da igreja oriental - nasceu em Arianzo, próximo a Nazianzo / Capadócia no ano 329 DC., tendo dedicado a sua vida à meditação e à luta contra a heresia arianista.
Chamado pelo Imperador Teodósio o Grande para a cátedra de Constantinopla (379), profere 5 discursos sobre a Trindade que lhe dão fama como teólogo! Em 381 participa no I Concílio de Constantinopla que define a Divindade dogmática do Espírito Santo. Depois renuncia à cátedra, para evitar disputas entre os pastores da igreja e retorna à vida contemplativa em Arianzo onde morre aos 61 anos de idade (390).
Em época posterior, procedeu-se à distribuição de suas reliquias, sendo grande a sua veneração. Gualdim trouxe da Terra Santa, aquando da sua participação nas Cruzadas, um relicário com 2 dedos da mão direita de S. Gregório Nazianzo.
Famosa obra de arte, enriquecida com pedrarias no tempo de D. Manuel, esteve por períodos, na Charola e na Igreja de S. Maria, aqui exposta em um pé do altar-mor... encontrando-se hoje depositada no museu (Tesouro) da Sé de Lisboa. [Templanima]

Sem comentários:

Enviar um comentário