Senhora do Castelo [Castelo de Ródão, Castelo Branco]


A imagem da Senhora do Castelo é uma pequena Virgem com o Menino em pedra calcária. Mede 0,78m de altura. É uma escultura provavelmente do século XVII. Nesta imagem destacamos o tratamento cuidado das mãos e das faces.
A Virgem tem a cabeça parcialmente coberta com uma túnica rosa que lhe recobre a quase totalidade do corpo. Os cabelos são castanhos, escorridos e ligeiramente puxados para a parte posterior da cabeça. As orelhas são enormes, quase desproporcionadas. Ambos os lóbulos estão furados. O nariz está equilibrado em relação ao rosto. É ligeiramente afilado e está desviado para a direita. A boca é pequena, com lábios suaves e bem talhados. Os olhos são exoftálmicos e o olhar estrábico vertical. O rosto prima essencialmente pelo equilíbrio dos seus elementos e pela perfeição do traço. A cabeça está virada para a esquerda.
No toráx não há vestígios de mamas. Observam-se traços no calcário que teriam a função de delimitar vestes ou cores mas que não foram respeitados pelo pintor. Sob o decote do vestido em forma de V aparece uma camisa clara que atinge o arranque do pescoço.
O braço direito está flectido em ângulo de 90 graus, ao nível da articulação do cotovelo. Os dedos polegar e indicador da mão direita seguram o pé esquerdo do Menino, que está ao colo. Um grosso manto azul cobre o braço direito. No antebraço temos a manga muito larga do vestido cor-de-rosa. A camisa, já referida, termina na articulação do punho. O dorso da mão é papudo e os dedos são longos.
O Menino assenta sobre o braço esquerdo. O manto azul não cobre este braço. A manga do vestido rosa chega a meio do antebraço e o seu perímetro é ainda superior ao do braço direito. A camisa branca também termina ao nível do punho. Os dedos são igualmente longos e a mão parece masculina. Sobre os dedos, ligeiramente abertos, assentam as nádegas do Menino.
Ao nível da cintura, existe um cinto talhado no calcário e daí para baixo o vestido rosa apresenta pregas.
A perna direita está ligeiramente flectida ao nível do joelho. O manto azul cobre totalmente a zona do baixo ventre e pernas, fazendo refegos em diversos pontos. O vestido rosa volta a aparecer ao fundo do manto azul. A ponta do sapato direito, de forma arredondada, aparece ao fundo do vestido. Não há vestígios da perna e pé esquerdos.
Todo o flanco direito do Menino está em contacto com a santa. O Menino é uma figura rechonchuda, de cabelo castanho ondulado, nariz arrebitado, boca pequena e olhos exoftálmicos. A mão e o antebraço direito repousam sobre o ombro esquerdo da Virgem. A mão esquerda segura uma bola azul, junto ao toráx da Senhora. O pé esquerdo do Menino é seguro pela mão da Santa. A perna direita está flectida ao nível do joelho. O Menino veste uma túnica, azul-esverdeada, presa sobre o ombro direito, que lhe cobre a quase totalidade da região posterior, o abdómen e parte das coxas.
Na parte traseira da imagem existe um roço, com 0,45m de altura, 0,11m de largura e 0,095m de profundidade, que se inicia na base e atinge o nível do toráx. Esta cavidade, desbastada de forma muito grosseira, foi realizada posteriormente à feitura da imagem, com o objectivo de a tornar mais leve.
A imagem tem a pintura muito degradada. Além das cores da última pintura, já referidas ao longo do texto, aparecem outras sob a camada superficial [1].


[1] João Caninas, Francisco Henriques e Jorge Gouveia, O castelo de Ródão e a capela da Senhora do Castelo (Vila Velha de Ródão).

Sem comentários:

Enviar um comentário